Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estado do Rio cria subsecretaria de grandes eventos para cuidar da segurança

RIO - O governo do estado está em fase final de uma reformulação na estrutura da Secretaria de Segurança Pública. No novo desenho, será criada a subsecretaria extraordinária de Grandes Eventos apenas para cuidar dos preparativos para os megaeventos que serão acolhidos na cidade até 2016. A primeira tarefa do novo órgão será participar dos preparativos da segurança da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em junho. O Comando Militar do Leste (CML) deve apresentar ainda nesta quinta-feira as diretrizes do plano de segurança. Mas algumas medidas já estão decididas como informou nesta quinta-feira em Doha, o superintendente de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança Pública, Roberto Alzir Dias Chaves, que está no Catar acompanhando a 2ª Conferência Internacional para Segurança no Esporte:
— O Riocentro e o Parque dos Atletas (área de lazer da prefeitura na Avenida Salvador Allende), onde se reunirão as delegações, serão declaradas Zonas Internacionais. Com isso, a segurança nas áreas internas fica de responsabilidade da ONU. A segurança pelas autoridades brasileiras será no entorno. Pontos de bloqueio serão montados ao redor das duas instalações com a proibição da circulação de veículos não credenciados. Aeronaves não autorizadas também não poderão circular ali — explicou Roberto Alzir.
Os pontos exatos de bloqueio ainda não foram divulgados. Em eventos com a presença de autoridades no passado, as autoridades chegaram a interditar toda a Avenida Salvador Allende que liga Jacarepaguá a Avenida das Américas (Recreio dos Bandeirantes). Na última edição do Rock In Rio, em setembro de 2011, quando o Parque dos Atletas, foi inaugurado as interdições ocorreram também na Avenida Embaixador Abelardo Bueno.
Alzir acrescentou que será deslocado para a nova subsecretaria.
— A divisão é para racionalizar o planejamento dos projetos da Secretaria de Segurança. Os grandes eventos estavam com o mesmos setor que cuida de programas como as Unidades de Policia Pacificadora (UPPs) entre outros — acrescentou o subsecretário.
Também nesta quinta-feira, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, participou de um painel sobre o processo de criação de um ambiente que possa garantir a prática de eventos seguros. Em sua apresentação, Beltrame destacou que a implantação das UPPs é apenas o primeiro passo a ser dado para garantir a reinserção na sociedade de parte de seus moradores que viviam sem acesso a serviços públicos devido a violência.
— Todos que estão envolvidos na organização de grandes eventos tem a mesma preocupação: garantir legados. O Rio durante décadas viveu com parte de sua sociedade excluída e muitos ainda estão. Havia na verdade um muro de violência imposto pelas armas -disse o secretário, referindo-se ao controle de traficantes em comunidade.
— A entrada da polícia nessas comunidades que contribuiu para a queda das estatísticas de violência é apenas o início de um processo maior de entrada de ONgs e do estado para outros projetos. Esses são legados que os grandes eventos podem deixar - dise Beltrame.
O repórter viajou a convite da organização do evento.

Nenhum comentário:

6º ARCA DO ROCK

6º ARCA DO ROCK
Foto depois da festa.