A Casa da Música acolheu, no passado sábado, mais uma edição do Optimus Clubbing, desta vez com John Cale, dos lendários The Velvet Underground, a ser o principal destaque do cartaz.
Em palco, Cale veio confirmar a versatilidade que já lhe conhecemos, alternando entre o teclado, a guitarra acústica e a guitarra elétrica, num concerto que se iniciou num registo mais eletrónico, mas num ritmo menos acentuado do que aquele se iria viver na segunda parte, onde o ex-baixista dos The Velvet Underground se agarrou à guitarra elétrica, em deambulações pelo rock clássico. O Folk também marcou presença no espetáculo, com John Cale agarrado à guitarra acústica, enquanto jogos de luz desenhavam padrões diversificados, consoante o ritmo das músicas por ele tocadas.
A confiança e renome do músico, que não hesita em refletir, em palco, anos de experiência e uma sabedoria imensa, facilitaram uma adesão total da plateia a um concerto que se construiu irreverente, sedutor, embalado num clima de êxtase e admiração.
Fotografias: Anais F. Afonso
Texto: Isabel Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário