Possivelmente um dos primeiros supergrupos a ser formado, os The Dirty Mac eram constituídos por John Lennon (The Beatles), Eric Clapton, Keith Richards (The Rolling Stones) Mitch Mitchell (The Jimi Hendrix Experience) e Yoko Ono. Lenon criou a banda em 1968 para participar no programa de televisão “The Rolling Stones Rock and Roll Circus”, tendo sido essa a primeira vez que atuou sem os seus colegas dos Beatles.
The Traveling Wilburys
Bob Dylan é, por norma, um músico que prefere trabalhar a solo, no entanto, em 1988, o ícone da folk americana juntou no seu estúdio caseiro George Harrison (The Beatles), Jeff Lynne (Electric Light Orchestra), Roy Orbison, Tom Petty (Tom Petty and the Heartbreakers) e Jim Keltner (músico de sessão com muita experiência). Infelizmente, os Wilburys terminaram após a morte de Orbison, no final 1988. A banda lançou dois álbuns no curto espaço de tempo que este no ativo.
Temple Of The Dog
Esta banda com base em Seattle era constituída por Chris Cornell (Soundgarden), Stone Gossard (Mother Love Bone), Jeff Ament (Mother Love Bone), Mike McCready (Pearl Jam), Matt Cameron (Soundgarden) e Eddie Vedder (Pearl Jam). O grupo formou-se em 1990 como um tributo ao vocalista dos Malfunkshun e Mother Love Bone.
Amigos de longa data, Steve Jones (Sex Pistols), John Taylor (Duran Duran), Duff McKagan e Matt Sorum (ambos Guns N’ Roses) decidiram em 1995 formar uma “banda de jam”.
Após a separação dos Smashing Pumpkins em 2000, o vocalista Billy Corgan decidiu juntar forças com Paz Lenchantin (A Perfect Circle), David Pajo (Slint), Matt Sweeney (Chavez) e o baterista dos Pumpkins, Jimmy Chamberlin. Os Zwan lançaram um álbum e rapidamente terminaram com Corgan a declarar publicamente: “Nunca mais vão ver os Zwan. Nunca mais me vou aproximar daquelas pessoas. Nunca. Quero dizer que as destesto. Podem colocar isso em palavras capitais”.
Constituído por Sammy Hagar (Van Halen), Michael Anthony (Van Halen) and Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), este supergrupo americano escolheu o seu nome devido às patas da galinha que possuem três dedos - eles eram também três. Puro génio. “Era suposto ser um nome de tanga que iríamos utilizar durante pouco tempo”, afirmou Anthony, “…mas depois os boatos sobre a banda começaram a espalhar-se, toda a gente usava esse nome, por isso pensámos: ‘Que se lixe, vamos nos chamar Chickenfoot’”.
Em 1980, Johnny Cash juntou-se a Willie Nelson, Waylon Jennings e Kris Kristofferson. As superestrelas do country mantiveram-se juntas durante uma década, lançando neste período três álbuns aclamados pela crítica.
Este supergrupo de Dave Grohl foi criado em 1994, para criar os temas do filme "Backbeat", sobre Stuart Sutcliffe (um dos “quintos Beatles”). Grohl e os seus colegas Mike Mills (REM), Thurston Moore (Sonic Youth), Dave Pirner (Soul Asylum), Greg Dulli (Afghan Whigs) e Don Fleming (Gumball) receberam o prémio BAFTA pela melhor banda sonora de um filme. Apesar disto, a banda terminou em 1995.
Com uma carreira que se prolonga por mais de 20 anos e seis álbuns de estúdio, os Pigface parecem ser o único projeto que quebrou a tendência dos supergrupos para lançar apenas três álbuns. Pensamos que isto poderá estar relacionado com o facto de que o projeto conta com mais de 100 membros, incluindo Trent Reznor, Flea e vários Pixies desde 1990.
The Transplants
A colaboração entre os Blink 182 e os Rancid contou com a presença de Travis Barker, Tim Armstrong e o antigo roadie de Armstrong, Rob Aston. O grupo dedicou-se à criação de temas com sonoridades hip-hop e punk-rock. Apesar do sucesso no inicio de 2000, os Transplants terminaram após o lançamento do segundo álbum. Segundo alguns boatos, a banda está a preparar um novo álbum desde 2010.
Fonte: NME
Paulo Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário