RIO - Harry Potter já leu essa história. Numa das situações ao longo da famosa série de sete filmes, Potter fixa seus olhos numa foto do “Profeta Diário”, o jornal dos bruxos, e, de repente, a imagem se movimenta. Mas a história que Potter ainda não leu é que O GLOBO é o primeiro jornal do país a transformar esta cena de cinema em realidade. Neste domingo, fotografias “vivas” vão surgir aos olhos dos leitores através da tecnologia conhecida como Aurasma. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa Autonomy, do grupo Hewlet-Packard (HP). Um dos responsáveis pela adequação do recurso ao redesenho do GLOBO, Paulo Moreira, editor-assistente de Imagem, explica como a magia acontece:
— Baixe o aplicativo O GLOBO Notícias gratuitamente na Apple Store ou no Google Play. Depois, use o aplicativo no ícone correspondente ao recurso (um olho com um +), localizado no topo, do lado esquerdo. Clique em “iniciar interatividade", posicione a câmera do seu smartphone sobre a foto indicada pelo ícone. Quando o vídeo começar, basta tocar duas vezes na tela para ver a imagem longe do jornal.
O aplicativo está disponível para iPhone 3GS ou superior. No Android, o aplicativo é compatível a partir da versão 2.2, desde que o aparelho esteja equipado com o processador ARM-v7.
Neste domingo, as fotos “vivas” estarão na primeira página, na página 2, na Editoria Rio, no Segundo Caderno e na Revista O GLOBO, que traz o Cristo Redentor em página dupla.
Impresso ganha com novos recursos
O editor de Imagem do GLOBO, Ricardo Mello, observa que a tecnologia conhecida como Aurasma mostra a importância que o jornal dá às fotos e aos vídeos:
— Desde a edição do Rock in Rio em 2011, o jornal tem dado o mesmo peso às fotos e aos vídeos. Essa tecnologia vem enriquecer esse processo.
Neste domingo, as fotos “vivas” vão estar estampadas na primeira página; na página dois; na editoria Rio, ilustrando uma reportagem sobre o Porto Maravilha; no Segundo Caderno; e na Revista O GLOBO, com o Cristo Redentor em página dupla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário