Os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra, família intercontinental de músicos provenientes da Bélgica, Sérvia, Chile e Argentina, atualmente radicados na Europa Ocidental, regressam a Portugal este final de semana para um concerto no Teatro Municipal de Vila Real. O espetáculo agendado para dia 21 de Julho, sábado, insere-se na programação de Verão que traz um cartaz deluxo com nomes como Vanessa da Mata, Diabo na Cruz, Maria João e Mário Laginha, e Áurea.
A banda efetiva assim o regresso a terras lusitanas depois da passagem pelo Rock in Rio Lisboa e Festival Imaginarius em Santa Maria da Feira, no mês de Maio, onde contagiaram com a sua energia balcã e convenceram com a sua atitude em palco.
“I Lumia Mo Kher” é o segundo disco de originais da banda e o primeiro editado em Portugal, e é sobre ele que grande parte do reportório dos Antwerp Gipsy-Ska Orkestra irá recair. Traduzido de sérvio para inglês, o título do álbum significa “The World is My House”, e para quem escuta este trabalho a sensação que fica é precisamente essa, a de que não há barreiras entre países.
Conhecidos pelo crossover incomum de estilos musicais, os Antwerp Gipsy-Ska Orkestra são uma verdadeira família de world music, com presença assídua nos maiores festivais europeus do género musical. A abordagem que encontramos na banda é aventureira, exclusiva e inovadora. O drum n’ bass, o samba e o dubstep misturam-se com os beats dos Balcãs, e a eles acrescentam-se pinceladas de ska rápido com incursões ao hip-hop. O resultado de tanta multiculturalidade é uma fusão perfeita de ambientes, à qual é impossível ficar indiferente, sobretudo numa performance ao vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário