Divulgação científica e rock brasileiro são temas de mostras no Centro Cultural:
Três exposições serão inauguradas nesta quarta-feira, 11, no Centro Cultural UFMG, sobre temas muito diferentes: duas delas têm desenhos relacionados a divulgação científica para crianças e festas de aniversário. Outra trata da história do rock brasileiro. As mostras serão abertas às 20h.
Em Perguntas ilustradas, Bruno Lanza e Rafael Coffee interpretam o universo do projeto Universidade das Crianças, de divulgação científica, por meio de ilustrações. Os desenhos representam perguntas de crianças (de 8 a 14 anos) das cidades de Caeté, Morada Nova, Cardeal Mota, Diamantina e Belo Horizonte. Também serão exibidas animações sobre o tema.
O Universidade das Crianças é programa de extensão da UFMG que tem participação de professores e alunos dos cursos de Artes Visuais, Comunicação, História, Ciências Biológicas, Medicina e Fisioterapia. O programa envolve profgrama de rádio, animação e jogos. As perguntas traduzidas na exposição surgiram de trabalhos em oficinas. As respostas foram ao ar em programa na rádio UFMG Educativa. A mostra já esteve no Mercado de Diamantina, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2011, com presença mais de mil crianças.
Festa de aniversário
A exposição apenas mais um parabéns para você nesta data querida tem como tema o universo das festas infantis. Os desenhos de Alexandre Jr. buscam reproduzir expressões e momentos que poderiam passar despercebidos, retratando desde a espontaneidade e alegria das crianças até situações bastante peculiares. O artista utiliza fotografias da própria família para a criação das telas, tornando-as quase autobiográficas e tentando despertar no público sentimentos e recordações de suas próprias festas.
Alexandre Lage Alvarenga Júnior é graduando em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG. Participou das exposições coletivas Deriva (2010) e Mostra! (2011), e colaborou com publicações como o jornal O Tempo. Em sua produção utiliza guache, nanquin, aquarela, grafite, marcadores, hidrocor e lápis de cor.
Rock brasileiro
O poeta e pesquisador de música e poesia brasileiras Marcelo Dolabela produziu a exposição A história do rock brasileiro em 1000 discos. A mostra cobre o período de 1955 a 2010 e é estruturada em três categorias: fundamentais (200 álbuns), importantes (300 álbuns) e relevantes (500 álbuns).
Em cinco banners (4,4m x 2m), ele mostra, cronologicamente, a história do rock brasileiro e de seus subgêneros, como Jovem Guarda, pop-rock, Tropicália, Clube da Esquina, samba-rock, rock rural, punk rock e Mangue Beat. A produção ficou a cargo de Ivan Chagas/Sion Produções e o design gráfico é de Alexandre Biciati.
Na quarta-feira, dia 25 de abril, às 20h30, no auditório do Centro Cultural, haverá um bate-papo com o curador Marcelo Dolabela, o designer gráfico e pesquisador musical Alexandre Baciati, o jornalista Terence Machado, apresentador do programa Alto-Falante, da Rede Minas, e o jornalista Kiko Ferreira, diretor da Rádio Guarani.
Com entrada franca, as exposições ficam em cartaz até 6 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 21h, e sábados e domingos, das 10h às 17h. O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone 3409-8291.
(Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário